top of page

UX design

Case - Otto hx/Benner

Resumo: sou a única UX designer de produtos digitais para a start-up, Otto hx, pertencente ao grupo Benner, no regime de contratação CLT.

Função: UX designer pleno

Boneco_edited.png

Problema e produtos

A Otto hx é uma start-up voltada para produtos digitais e gerenciais de hospitais do grupo Benner. Trabalho como UX designer com foco em UI, desenhando telas que eram desenvolvidas com os programadores de acordo com as análises de negócios.

 

Tive duas perspectivas ao trabalhar no grupo: um produto a ser desenvolvido do zero e outro já consolidado no mercado hospitalar, mas que precisava passar por atualizações no back-end e front-end, inclusive uma reestruturação com foco no UX/UI design, o que não existia antes.

O produto novo consistia em auxiliar no gerenciamento do hospital, sendo uma aplicação totalmente web-based e mobile friendly. 

O segundo produto foi totalmente reformulado para a tecnologia Angular, possibilitando que eu pudesse reestruturar os fluxos de usuários e o UI design.

Bonequinho marrom.png

Pesquisa

Um dos desafios ao trabalhar na Otto hx foi implementar a cultura do UX design, promovendo a importância de cada uma de suas etapas. A pesquisa foi uma delas. Precisei defender a relevância de falar com o usuário, no caso, o trabalhador no hospital para entender os diferentes contextos nos quais os produtos poderiam auxiliar, diminuindo suas dores.

Para isso, fiz contato com gestores e enfermeiros para compreender tanto os usos do produto já existente como a rotina dos hospitais para identificar como o novo poderia ajudá-los. Fui responsável pelo contato, pela condução de entrevistas, criação de personas e entrega dos relatórios de UX research.

Também trabalhei com os consultores da Otto hx, que estão em contato direto com os gestores de hospitais que já utilizam nosso produto. Com eles, consegui identificar mais dores dos usuários ao entrevistá-los, acessando o sistema. Isso me ajudou a reestruturar as telas, pensando nos usuários.

bonequinha ideação.png

Ideação e prototipação

Por dinâmica do próprio trabalho, o processo de ideação ocorria concomitantemente com a pesquisa e com o desenvolvimento das aplicações para Web pelo os desenvolvedores. Portanto, era preciso ter muita rapidez no meu trabalho para procurar referências, desenhar as telas no Figma e validar com as  Products Owners e devs.

Além disso, fui responsável por criar o design system da Otto hx, pensando inclusive no tom de voz da marca, já que o manual de identidade da empresa não estava concluído. Foi um trabalho em conjunto com a equipe de Marketing para definirmos com os produtos da Otto seriam entregues, mantendo a consistência da identidade de marca.

Com base nas entrevistas, consegui reestruturar as telas do sistema já existente, utilizando as 10 heurísticas de Nielsen, grid 8pt e princípios de acessibilidade que antes não eram priorizadas. Fui responsável pela inovação das telas de acordo com a implementação das tecnologias Angular e Bootstrap 5. 

Documentei os entregáveis através do Figma com protótipos de alta fidelidade dos diferentes módulos do sistema e de dois produtos novos - mobile e desktop, além do design system para a Otto hx.

Por questões contratuais de sigilo, os produtos não serão apresentados aqui no  portfólio, porém posso encaminhar o vídeo demonstrativo dos frames em miniaturas. Basta entrar em contato :)

bottom of page