top of page

UX writing e social media

UFCSPA

Resumo: como consegui tornar o

Instagram da UFCSPA numa das principais fontes de comunicação através do design e do UX writing.

Função: especialista em social media

insta ufcspa.gif

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre é uma jovem instituição de 60 anos de história. Porém, só ganhou o título de universidade em 2008, época em que também passou por uma reformulação em sua comunicação. Corta para 2019, ano no qual ingressei para a Assessoria de Comunicação como bolsista de apoio institucional. Entrei para ajudar a ampliar a interlocução com dois públicos, o interno e os futuros alunos.

Na época, a UFCSPA contava com apenas o Facebook e o YouTube, redes sociais nas quais existiam algumas postagens mais institucionais como eventos. Foi então quando comecei a estudar a possibilidade de abrirmos uma conta no Instagram. Mal sabíamos que se tornaria o canal com mais engajamento do público. 

Em 2019, já estávamos reféns dos algoritmos, porém as regras para o Instagram não mudavam tanto. Mesmo assim, conseguimos em menos de dois anos sair de 0 a quase 18 mil seguidores e contando, público maior do que o número de pessoas dentro da UFCSPA.

O Instagram @ufcspaoficial se tornou o segundo canal com maior público, perdendo somente para o Facebook que existe desde a inauguração da universidade. Foi constante meu trabalho de aperfeiçoamento do perfil @ufcspaoficial com estudo da audiência, criação de personas para publicações e de campanhas institucionais.  Além disso, também criei designs para diferentes tipos de postagens para o público externo.

 

Por ser um perfil institucional, muitos materiais eram enviados por professores, alunos e outros departamentos, direcionados para público interno, principalmente. Fiquei responsável por tratar, nesses casos, do UX writing de forma a que o usuário possa ter uma navegação melhor nas postagens com a hierarquização de informações, redirecionamento de links, escrita adaptada, alt text e busca por hashtags, dentro das limitações impostas pela plataforma. O UX writing foi fundamental nesse processo, pois envolve tudo que é escrito para garantir a melhor experiência para o usuário com o produto, no caso o Instagram.

Trabalhar com esse Instagram, me permitiu testar o que os usuários da UFCSPA queriam ver como conteúdo on-line da universidade, abriu portas para aumentar o público e o engajamento nas redes já existentes, além de também permitir criar e gerenciar o perfil no LinkedIn com quase 10 mil seguidores.

Esse tipo de trabalho é uma das formas de aproximar o público da universidade pública, levando informações relevantes sobre a ciência e a recompensa do meu trabalho é ver mais pessoas descobrindo a UFCSPA.

bottom of page